"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Implacável

Segundo o dicionário implacável é aquele que não se deixa aplacar. Como alguém que não desiste, que luta por um alvo.  A grafia correta contém um "m" antes do "p" e assim seria se existisse um "b". Antes de "p" ou "b" só pode vir "m". Ela termina com "L", mas no início do movimento de alfabetização o som de "u" no final da palavra faz com que muitas crianças se confundam na grafia.
Grande parte das pessoas podem contar sobre pelo menos um bom professor que marcou de forma significativa e positiva a vida delas. Eu posso.
Para algumas pessoas, como é o meu caso, foi a esperança de um professor que transformou notas ruins em boas notas. Afinal, existem alguns que são ruins em matemática, não conseguem ler direito e tem dificuldade de se relacionar com as pessoas. Depois de ouvir tantas vezes que se é burra, é bom ver o sorriso nos olhos de um professor que acredita em um potencial que até aquele momento parecia inexistente. Descobre-se por fim que um bom par de óculos faz maravilhas, mas é preciso que exista um professor atento para perceber que tem uma aluna de cabelo preso no final da sala que não consegue enxergar o quadro.
Professores assim me fizeram querer ser professora.
Recentemente fui ao cinema assistir o belo filme "Preciosa" baseado em um livro de mesmo nome na tradução para o português. O filme é um elogio à esperança, ao suor e à luta. Esperança não pode subtrair a luta implacável pelo que se deseja, sonha ou espera. Preciosa é uma dessas pessoas que pensou muitas vezes em desistir, pesou a vida e percebeu que seria mais feliz se estivesse morta, então encontrou alguém que lhe mostrou que ela poderia ser mais do que um erro e que a esperança que ela buscava só seria alcançada quando ela lutasse. No caso do filme a luta vem através da escrita. É nesse momento que ela vai perceber que pode ser mais do que a filha que deveria ter sido abortada, como sua mãe faz questão de repetir. Ela pode superar o corpo que lhe incomoda, a imagem refletida no espelho que a acusa. Preciosa passa a existir para si através da palavra, a escrita, a leitura.
E através dessas ferramentas ela escolhe viver e transmitir vida para seus filhos.
Professores ainda me inspiram, e histórias como a que Sapphire conta ainda me motivam. Vou ler o livro e estou certa de que me emocionarei novamente. A esperança me emociona, a luta implacável por ela me traz lágrimas aos olhos, pois a vida é realmente preciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário