"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Amor por um livro...


"Si tu viens par exemple, à quatre heures de l'après-midi,
dès trois heures je commencerai d'etre heureux"
(Antoine de Saint-Exupery)

Existem alguns livros que são tradição na família, passados de geração em geração. Minha gigantesca coleção "os pensadores" foi do meu avô primeiro, da minha mãe quando ela casou e agora pertence ao meu acervo. O Pequeno Príncipe é um desses livros. A edição em português que temos era da minha mãe e está tão velhinha que só me faz amá-la mais. Tem as anotações pessoais da minha mãe. É um tesouro, e desde que recebi este livro de presente eu o trato desta forma, é um livro muito precioso. Como grande parte dos meus amigos sabem, este é um livro com um lugar especial no meu coração. Por isso, já ganhei alguns lindos presentes que tem esta temática. Meu professor de história no ensino médio me deu a versão italiana da obra. Meu pai trouxe de presente a versão inglesa e o original em francês. Na última bienal eu comprei uma versão maravilhosa e interativa do livro.

E o último presente relacionado, uma linha ovelhinha dentro de uma caixa com as palavras e o pedido do pequeno "s'il vous plaît dessine-moi un mouton"
Professora Margarida Neves diz que existem livros que são livros da sua vida, creio que este seja um deles para mim. Eu o leio sempre, e já quase decorei os diálogos. Sempre tenho uma nova compreensão e gosto dele por isso, por ter algo de inesgotável. Grande amor por um livro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário