"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

domingo, 30 de agosto de 2009

Janelas...

Foto: Casa do Ouvidor, Ouro Preto.

Através de Mia Couto eu encontrei novos horizontes. Seu livro me apresentou duas novas autoras. Aos poucos compartilho com vocês.
Hoje postarei um poema, que introduz um dos capítulos do livro 'antes de nascer o mundo'.

Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei

Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso

Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo

Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento


(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Sophia é poeta e contista portuguesa. Nasceu em 1919 e é considerada um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea. Em 1999 recebeu o prêmio Camões, um dos mais importantes para autores de língua portuguesa. O prêmio foi instituido pelo governo brasileiro em conjunto com o de Portugal. Ele é atribuido a autores que com o conjunto de sua obra tenham contribuido para o enriquecimento da língua portuguesa.
Em 2004 perdemos Sophia, mas, através de seus belos escritos, ela segue conosco, viva na memória da nossa língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário