"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Equador: Fronteiras, amores, História


“Romance histórico da melhor qualidade”. Essa foi a sua afirmação apontando para um livro que eu namorava há tanto tempo. Depois sorriu sabendo que tinha surtido efeito. Ele conhecia a minha fraqueza e também minha paixão. As duas são uma só, até porque toda face de paixão tem seu outro lado de fraqueza. Eu amava o nome do livro, seu cheiro, e o calor. Na época eu trabalhava numa livraria. Eu amava seus livros e os lia ao invés de estudar para o vestibular . Aquele sorriso surtiu efeito. Comprei o livro assim que ele deixou o recinto. Devorei-o. Na época eu comprava tudo que ele me indicava, ainda não sei se porque eu confiava no gosto do meu professor de História, ou se porque eu tinha 40% de desconto em cada livro. Equador foi um de muitos. E eu o amei durante toda sua leitura. Romance histórico da melhor qualidade. Apesar de não gostar muito de livros que se intitulam romances históricos, em geral me decepcionam, eu amei Equador.
Descobri com um misto de alegria e tristeza que uma adaptação do livro está sendo transmitida em Portugal pela TVI. Alegria porque vi trechos lindíssimos e tristeza porque não há nenhum interesse brasileiro em transmitir para o território nacional.
Vi algumas parte através do Youtube e lamentei muito não poder acompanhar pela televisão. A série me parece muito bem feita até agora e o personagem principal, Luís Bernardo, é lindo e charmoso como eu tinha imaginado quando li o romance.
Encontrei dificuldades em compreender o português como já tinha acontecido quando comecei a ouvir Dulce Pontes e Madredeus. Entretanto, apesar das opiniões contrárias, eu amo esse jeito "portugal" de falar o português.
Andei um pouco e ainda não voltei a ler Miguel Torga, mas Portugal continua me perseguindo e desde meu último livro, eu retribuo essa perseguição.
Espero que eventualmente a série seja lançada em DVD, valerá a pena a fortuna que provavelente pagarei pelo Frete.

Eis alguns links para quem quiser checar a entrada e alguns episódios da série Equador.

Um comentário:

  1. Também adorei, mas.. acho que a Agnes vai gostar mais de saber que O ILMAR também... E a Maísa também...

    ResponderExcluir