"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

domingo, 5 de julho de 2009

Boa dupla


Eu gosto de muitas coisas, mas tem aquelas que simplesmente me deliciam. Uma delas é comprar presentes. Adoro!
Quando um amigo faz aniversário penso no presente por vezes três meses antes. Ou então, quando sei o que um amigo quer, começo a bolar um plano para dar de forma criativa. Amo encontrar livros raros e desejados para dar de presente. Comprar livros como presentes é uma alegria só! E tenho um prazer especial dentro deste já mencionado. Divirto-me comprando presentes para crianças. Penso na embalagem, se virá com pirulito, se o brinquedo é adequado, se o livro é interessante, etc. Hoje fui fazer isso, comprar um livro para uma criança. Acabei ganhando um de presente do meu pai, que sutilmente percebeu meu interesse. Reconheci primeiro as gravuras, depois a autora. Gosto muito das duas, formam uma boa dupla. Mariana Massarani, que conheci recentemente, e Ruth Rocha, que é uma autora admirada há muito tempo. Já li e dei boas risadas. As histórias são fofíssimas, mas uma delas lembrou-me especialmente da Eunícia. Ela fala sobre o descobrimento do Brasil, sobre os índios, e como já vimos, a Mariana Massarani tem um jeito especial de desenhar os índios. Transcrevo então parte do diálogo da primeira história.

“Então um dia a professora disse que ia falar sobre o Descobrimento do Brasil.
- Ó menina – ela disse para mim – vamos ver o que você aprendeu na sua escolinha de Periquitópolis, ou seja-lá-como-se-chama. O Que você sabe sobre o Descobrimento do Brasil?
Me deu uma raiva, que ela estava caçoando da minha escola...Eu não sei de onde eu tirei coragem para responder:
- Ah professora, o Brasil não foi descoberto, não, ele sempre esteve aqui mesmo, não estava coberto nem nada, estava cheio de índio peladão correndo das muriçocas, pescando curimbatá e comendo gabiroba*...”


--
*Gabiroba é um fruto produzido pela gabirobeira. Para saber mais clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário