"Cada libro, cada tomo que ves tiene alma. El alma de quien lo escribió y el alma de quienes lo leyeron y vivieron y soñaron con el (...) Los libros son espejos: sólo se ven en ellos lo que uno ya lleva dentro"

(Carlos Ruiz Zafón, La sombra del viento)

domingo, 24 de maio de 2009

Conflito de iluminações


Olá! Primeiro, quero dizer que é a primeira vez que posto em um blog (fui intimado a isto hehe...). Portanto, perdoem minha possível inexperiência aparente. Segundo, a leitura sobre a qual posto é obra de um autor que causou grande polêmica há uns três anos atrás (se não me falha a memória). Falarei aqui sobre “Anjos e demônios”, a mais nova onda de Dan Brown, autor do estrondoso “O código da Vinci”.

Li Anjos e demônios quase que por acaso. Na verdade, minha irmã que o comprou. Nas férias passadas, nas minhas horas livres e entediantes, resolvi ocupar a cabeça com algo interessante. Foi então que resolvi ler um livro que não tratasse dos blá blá blás acadêmicos de sempre. Foi quando deparei com “Anjos e demônios” na estante. Convidativo, resolvi me aventurar. Neste livro, Brown conta o primeiro caso misterioso solucionado por seu protagonista, Robert Langdon, o mesmo de “O código da Vinci”. Trata-se, portanto, de uma história que se passa antes da decifração do suposto código deixado pelo pintor florentino. Dan Brown narra uma história de certa forma complexa, cativante, intrigante e furiosa. Trata-se do velho e aparentemente eterno conflito entre religião e ciência; Deus e sua pretensa e orgulhosa criatura. O livro fala sobre a crescente importância da ciência no mundo atual, que se torna cada vez mais incrédulo e cegamente agarrado à razão e às comprovações dos fatos. Mostra, com isto, a decadência do poderio da Igreja Romana e a perda de interesse pelas questões espirituais. Trata do fanatismo, da loucura, do amor e do ódio, da compaixão e da indiferença, da sedução e da pureza, da pura sinceridade e do puro interesse, de anjos e demônios...
A narrativa se passa em apenas um dia: o dia do Conclave. Esta é nada mais nada menos que a reunião na qual todos os cardeais do Vaticano se reúnem na dita Cidade para eleger o novo Papa, chefe supremo da Igreja Católica Romana. Na trama temos o estranho retorno dos Illuminati, antiga seita tida como satânica pela Igreja. Inimigos declarados desta, os Illuminati acreditavam que a ciência era a única verdade válida para explicar a origem da vida e do universo. O intrigante, porém, é que a seita é considerada extinta há séculos... além disso, a ciência, quem diria, está prestes a comprovar o que parecia improvável, para pasmaceira dos incrédulos e felicidade dos religiosos... parece que o fim do eterno conflito se aproxima... contudo, isto apresenta um grande risco...
E você diz: o que tudo isso tem a ver com o conclave? Juntemos tudo: Illuminati, Conclave, revelação bombástica, ameaça de catástrofe e muito mistério e suspense...
Robert Langdon, fascinado com tudo isso, passa um dia de andanças em Roma, na tentativa de desvendar o mistério e impedir um desastre. E finalizo com a frase de um dos críticos do livro: “Anjos e demônios é um livro infernal.”
Se puder, leia... é interessante...

PS: Na sua postagem sobre o livro de Zafón, a Ag mencionou sua vontade de conhecer Barcelona. Ao ler Anjos e demônios, deixo expressa minha vontade de conhecer Roma.

6 comentários:

  1. Não li nenhum livro de Dan Brown, ainda que tenha lido a obra que o inspirou em O CÓDIGO DA VINCI, mas ontem, para ir ao cinema com o filho, fui ver o filme ANJOS E DEMÔNIOS. Felipe, pelas filmagens, fiquei com a mesma vontade que você: conhecer Roma.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar...INTIMADO? Ha,ha,ha... Conhecemos nossa CASTA, PURA, HONESTA e VIRTUOSA amiga....ha,ha,ha...

    ResponderExcluir
  3. Ora, ora, ora...devo sentir-me caluniada?!

    Eu apenas dei incentivo!
    Felipe, vc sempre com a mesma ladainha de sempre: Ahhh, mas eu escrevo mal, nunca escrevi em blog..blá blá blá.

    Eu disse apenas que se a Patuzzi diz que você escreve bem, você pode se aventurar e nos brindar com um belo post sobre Dan Brown.

    Talvez eu leia o livro, é verdade que seu comentário retirou 50% dos meus preconceitos =D

    Ps. Como você bem me conhece meu amor, vou esperar sair de moda.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dizer...com ou sem "Anjos e Demônios" partilho da mesma vontade de vocês: Conhecer Roma.

    ResponderExcluir
  5. hahaahahahahahaha

    Agnes Maria, intimando o seu Felipe?!
    Que feio!!!!!

    Felipe, você escreve super bem, agora que todos já perceberam o quào modesto você é; deverá arrumar outra desculpa para não postar!! =P


    Fazendo coro: eu também quero conhecer Roma!!!

    ResponderExcluir
  6. Desse jeito a gente vai fazer um tour na Itália! PET UNIDO até nos desejos...

    ResponderExcluir